Confesso que não sou muito fã de escrever, mas bateu aquela vontade de ter um blog, vamos ver se eu consigo levá-lo pra frente!

Ideias ou matéria? WTF?

Não posso dizer que entendo de filósofos e filosofia, mas é um assunto interessante e que às vezes me desperta um certo interesse. Certa vez, durante a graduação fiz um seminário sobre Platão, e para isso li algumas coisas sobre sua vida e alguns trechos de suas obras, e achei as ideias do cara bem interessantes e aplicáveis!
Uma de suas teorias diz que: existem dois mundos, o das ideias e o da matéria! O mundo da matéria é a essência de tudo, o que buscamos, são as imagens primordiais e o mundo das ideias é a realidade que vivemos, temos "projeções" da matéria, não vemos a essência das coisas, apenas a idealizamos e, por isso, cada um tem suas próprias impressões. Nada no mundo das ideias é concreto, fixo, um exemplo que eu li na época é: imagine um cavalo e peça para alguém também imaginar um! Ao descrever os cavalos, você notará que eles são diferentes, mas nem por isso deixaram de ser uma cavalo, todos nós conhecemos a forma primordial de um cavalo, mas como cada um tem uma impressão sobre cavalos, as descrições se diferem!
O mundo da matéria é que da a base para vivermos no mundo das idéias....assim, baseada nessa teoria, escolhi o nome para o blog!



Além disso, o que me chama atenção em Platão é o tão famoso e erroneamente interpretado amor platônico. Segundo ele, o amor platônico é a mais sublime forma de amor, um amor tão grande e puro que transcende o contato físico, é um amor de alma. Em uma de suas obras ele diz que existem 3 tipos de almas que não lembro agora, e que as almas gêmeas um dia foram um só, e por algum motivo essa única alma foi obrigada a se dividir, e assim, as duas metades se perderam, quando elas se acham o amor que sentem é tão maior que tudo que já sentiram e assim se unem novamente se completando! O amor platônico é simplesmente amar sua outra metade que se perdeu de você!
Não tem como não se interessar por isso....

Já disse que não sou capacitada para abordar tal assunto, mas em resumo foi isso que eu li e entendi da Filosofia de Platão.

E já que vivo no mundo das ideias, minha intenção é mostrar minhas impressões sobre assuntos diversos e aleatórios!
Espero que gostem!

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Lecauuu

ah first sem cu nem mãe

vilsonm. disse...

Vc escreve muito bem, parabens!! Continue... BjooO!